Memória Cinematográfica

Menu

Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos

Estreia Europeu Woody Allen 26 novembro 2010

E Woody Allen voltou para a Europa. Embora o cineasta nova-iorquino goste de filmar em sua cidade Natal (haja vista sua filmografia, que tem títulos como “Manhattan”, “Annie Hall”, “Crimes e Pecados”), mais uma ele vez escreve um longa-metragem com Londres como cenário“Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos” (“You Will Meet a Tall Dark Stranger”) é a estreia desta sexta-feira, dia 26 de novembro, nos cinemas.

Sem conseguir financiamento para suas produções nos Estados Unidos (já que a maioria delas não rende muita bilheteria, além de ele há muito tempo ser melhor compreendido pelo público europeu), Allen filmou, de 2005 a 2007, três longas na Inglaterra: “Ponto Final – Match Point“, “Scoop – O Grande Furo” e “O Sonho de Cassandra“. Ainda na Europa, em 2008, foi a vez de a Espanha ser o cenário para o seu “Vicky Cristina Barcelona“. Somente um ano depois, 2009 portanto, ele retornou para Manhattan e fez “Tudo Pode Dar Certo“. Agora, Woody Allen volta para a Europa em mais um longa-metragem cujo roteiro e direção são de sua autoria.

O longa-metragem conta a história de Alfie (Anthony Hopkins) e Helena (Gemma Jones), pais da jovem Sally (Naomi Watts), que trabalha em uma galeria de arte e é casada com o escritor Roy (Josh Brolin). No entanto, é a partir do momento em que Alfie deixa a esposa para viver com uma “jovem liberal” (Lucy Punch) é que começam os dramas da senhora, que, ao invés de procurar um terapeuta para curar a depressão, busca ajuda em uma vidente que lê cartas e jura que conseguirá prever o que acontecerá na sua vida.

Mas Helena não é a única infeliz na trama. Isso porque  Sally desenvolve uma paixão não correspondida pelo chefe (Antonio Banderas), enquanto seu marido continua esperando que seu livro seja publicado. E, a cada dia que passa, Helena continua procurando aquele que a vidente charlatã lhe prometera: o homem dos seus sonhos.

Mais uma vez Woody Allen abusa dos diálogos para dar o recado de seus personagens, que, quase sempre, são seus alter ego. E é utilizando o bom humor e a inteligência que ele provoca o espectador e o faz compreender os dramas que coloca na tela, como a dificuldade de se encontrar o par perfeito.

Seus filmes trazem sempre ótimas reflexões, principalmente porque ele traz assuntos do cotidiano para a sala do cinema. Sempre com orientação urbana e reuniões familiares, Woody Allen discute, mais uma vez, a passagem do tempo, como se a idade começasse a se tornar um problema. O mesmo, aliás, pode ser visto em “Tudo Pode Dar Certo“, quando o protagonista se apaixona por uma moça 30 anos mais nova (qualquer semelhança com a vida real, aliás, não terá sido mera coincidência…).

Nesta fita, aliás, ele faz com que o personagem de Hopkins tome Viagra para que a paixão não morra… Tempos modernos esses no qual Allen também se vê.

Sem glamourização dos filmes hollywoodianos, Woody Allen consegue reunir astros e estrelas em seus longas. As interpretações de Gemma Jones e Anthony Hopkins, por exemplo, são impagáveis. Taí, pois, a diferença de suas produções: ele consegue extrair o melhor dos atores, mesmo que a conta no banco não esteja recheada.

Assim como seus outros filmes, “Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos” não é uma grande produção. No entanto, desde os anos 1970 Allen entrega um filme por ano (ainda que demore um pouco para chegar no Brasil). Cinéfilo que se preze aguarda cada um com o mesmo entusiasmo. Afinal de contas, seja ele um drama ou uma comédia, com certeza será inteligente e, sobretudo, acima da média do que se vê por aí, seja nos Estados Unidos, seja na Europa.

Por falar em nova produção europeia, outro longa está em fase de finalização: “Midnight em Paris”, filmado na capital francesa e com Carla Bruni, Marion Cotillard, Adrian Brodi, Owen Wilson no elenco. A previsão de lançamento na Europa é setembro de 2011. Por aqui, porém, não há data definida…

 

Mais Lidas

Veja também