Memória Cinematográfica

Menu

London River – Destinos Cruzados

Home Vídeo 3 abril 2011
Parece um filme comum. Ou melhor: os objetivos dos personagens centrais são comuns. Mas “London River – Destinos Cruzados” (“London River”) é de uma grande sensibilidade e toca o espectador em diversos momentos.

Na trama, o senhor Ousmane (Sotigui Kouyaté) e a senhora Sommers (Brenda Blethyn), que vieram da França e de Channel Islands, no Canal da Mancha, respectivamente, chegam a Londres para procurar seus filhos, que são estudantes. Isso porque ouviram na televisão sobre o atentado terrorista e não têm notícias do rapaz e da garota que buscam.

Com todas as diferenças dos dois, já que ele é africano, mulçumano e negro; e ela, inglesa, branca e cristã, deixam, a princípio, essas características interferirem no relacionamento. Mas verão que o preconceito será fichinha para atingir seus objetivos e encontrar os filhos que, cada vez mais, encontram evidências de que os dois possam se conhecer.

O longa-metragem se passa na capital inglesa,  principalmente nos bairros da periferia, onde vivem os imigrantes árabes. Assim, a locações mudam o foco dos cartões-postais da cidade.

Com roteiro e direção do francês Rachid Bouchareb, “London River – Destinos Cruzados” discute o comportamento de duas pessoas que vivem em países vizinhos, o preconceito entre raças e origens e mostra, sob o olhar crítico de Bouchareb, que tudo isso é uma grande bobagem.

A fita, que ganhou o Urso de Prata no Festival de Berlim na categoria de Melhor Ator, em 2009, já passou pelos cinemas brasileiros e agora chega em DVD.

Veja também