Memória Cinematográfica

Menu

Melancolia

Cannes Home Vídeo 30 novembro 2011

Se “melancolia” quer dizer “estado de humor caracterizado por uma tristeza vaga e persistente”, no longa-metragem Melancolia” (Melancholia), de Lars von Trier, além de a protagonista reunir esse sentimento (e transmiti-lo ao espectador), é também o nome de um planeta que está prestes a se chocar com a Terra e acabar com a vida de todos.

Sendo assim, as personagens criadas pelo polêmico diretor vão viver também permeadas de tristeza, um sentimento pesado que não vê positividade em nada. Justine (Kirsten Dunst) é a protagonista e carrega consigo o peso desse sentimento. E, embora esteja se casando em uma suntuosa cerimônia organizada por sua irmã (Charlotte Gainsbourg, ótima!), parece não estar feliz com o seu futuro esposo (Alexander Skarsgård).

Em excelente atuação, Kirsten retrata o sentimento de tristeza, seu enfraquecimento perante os acontecimentos e o fato de olhar com desconfiança para tudo. Uma hora, é verdade, o mundo vai acabar!

Entre belas imagens e um pouco de suspense que vai segurar o espectador até o final, o diretor conta uma história trágica, mas sem ser apelativa, tal como em sua obra anterior, o sangrento “Anticristo”. “Melancolia” se vale de belíssimas imagens para retratar o mundo no qual as personagens vivem. O espectador só não pode se deixar influenciar pela trama e levar a tristeza para casa.

“Melancolia”, que teve problemas em sua divulgação durante o Festival de Cannes por conta das declarações inoportunas do diretor, foi eleito um dos 10 melhores filmes de 2011.

Veja também