Memória Cinematográfica

Menu

Os Vingadores

Em 2008, a Marvel começou a preparar a plateia e a mostrar seus super-heróis com o lançamento de “Homem de Ferro”. A fita tirou Tony Stark dos quadrinhos e colocou Robert Downey Jr. para voar dentro de uma armadura. Em seguida, foi a vez de “O Incrível Hulk” (Edward Norton) mostrar que a fúria o transforma em um grandalhão verde.

Homem de Ferro” ganhou uma sequência em 2010 e apimentou ainda mais a curiosidade dos fãs quando inseriu na fita a participação de Viúva Negra (vivida pela bela e talentosa Scarlet Johansson) e o sinal de que Capitão América também ganharia um filme só para ele. E foi tudo verdade.

O longa sobre a personagem apresentada pela primeira vez em forma de História em Quadrinhos em 1941, como propaganda política durante a Segunda Guerra Mundial, ganhou as telas dos cinemas com o nome de “Capitão América: O Primeiro Vingador”, com direção de Joe Johnston e com Chris Evans na pele do super-herói.

Capitão América foi o primeiro do grupo a ser recrutado para o “clube” que mais tarde ficou conhecido como “Os Vingadores” e que reúne ainda Thor, Hulk, Homem de Ferro, Viúva Negra, Gavião Arqueiro, e foi feito em resposta à Liga da Justiça, da DC Comics, cujo “cabeça” é Super-Homem. Outro que ganhou um “filme-solo” foi Thor, deus do trovão, e sua história épica ambientada na mitologia escandinava, com Chris Hemsworth como personagem-título.

Agora, o que interessa aos fãs dos quadrinhos é o novo lançamento da Marvel, “Os Vingadores” (“The Avengers”), que reúne os seis super-heróis: Capitão América/Steve Rogers (Chris Evans), Homem de Ferro/Tony Stark (Robert Downey Jr.), Thor (Chris Hemsworth), HulkK/Bruce Banner (Mark Ruffalo) Gavião Arqueiro/Clint Barton (Jeremy Renner) e Viúva Negra/Natasha Romanoff (Scarlett Johansson).

Todos são recrutados, um por um, pelo coronel Nick Fury (Samuel L. Jackson), diretor da agência internacional de pacificação conhecida como S.H.I.E.L.D. (que pode ser traduzido como escudo, em inglês), pois um inimigo ameaça a segurança do mundo.

Dirigido e escrito por Joss Whedon, “Os Vingadores” é baseado na história publicada pela primeira vez em 1963 e, tal como nos quadrinhos, quem desencadeia o encontro dos super-heróis é Loki (Tom Hiddleston), o invejoso irmão de Thor.

Como a maioria das personagens já teve as suas respectivas histórias contadas, o longa não perde tempo com as apresentações, com exceção da do Gavião Arqueiro, que mostra um pouco sobre sua vida pregressa.

Tudo o que se falar do longa vai tirar a surpresa do espectador, mas pode-se saber que é Mark Ruffalo (“Ensaio Sobre a Cegueira”) quem faz o papel do grandalhão Hulk, que, por viver um brutamontes, algumas cenas remetem ao gigante King Kong, por exemplo. É ele, aliás, quem protagoniza uma das cenas mais engraçadas da fita. Vale lembrar que, como nos dois filmes de “Homem de Ferro”, o bom humor está presente em toda a trama, fato que deixa o filme ainda mais interessante.

Stark, que veste camisa do Black Sabath e é responsável pelo rock and roll da trilha sonora, se diz um “gênio, bilionário, playboy e filantropo”, definição que arranca gargalhadas, já que o seu timing é sempre perfeito.

Outro detalhe importante, e que não é novo, a contar pela própria criação das personagens e da valorização do povo norte-americano, novamente faz sentido devido à crise econômica que ainda não deu trégua, além do avanço da China, por exemplo, como superpotência. Afinal, os Estados Unidos têm necessidade iminente de mostrar que são soberanos e o cinema, assim como as HQs, fazem isso desde sempre.

Como se trata de um filme sobre super-heróis, os efeitos especiais estão ali para servir, para incrementar ainda mais a ação e incentivar a imaginação da plateia. Outro ponto positivo são as câmeras bem posicionadas de Joss Whedon (que até então só tinha dirigido séries de TV, como “Glee” e “The Office”), que oferece ao público nitidez sobre quem está batendo e quem está apanhando.

“Os Vingadores” reúne bons atores em uma história engraçada e que cumpre a função: entreter e divertir o público e os fãs das Histórias em Quadrinhos. Prepare a pipoca e garanta o ingresso: vai valer a pena!

Na sessão reservada à imprensa, a Disney apresentou a versão 2D do filme, mas ele também poderá ser visto em 3D e Imax, a partir desta sexta-feira, 27 de abril. Em tempo: no meio dos créditos finais, é apresentado o novo vilão. Mais uma continuação a caminho!

Mais Lidas

Veja também