Memória Cinematográfica

Menu

A Era do Gelo 4

Depois dos sucessos lançados em 2002, 2006 e 2009, chega aos cinemas, nesta sexta-feira, 29, “A Era do Gelo 4” (“Ice of Age 4”). Dirigido a quatro mãos, por Steve Martino e Michael Thurmeier, neste longa-metragem o brasileiro Carlos Saldanha, que andou ocupado com a produção de “Rio” nos últimos anos, ficou apenas com a produção executiva desta continuação.

Sua criação, o esquilo Scrat, segue indo atrás da noz e aprontando confusões por onde quer que passe. Sua participação voltou a ser diminuída, ao contrário da parte 2 da franquia, quando ele teve o seu maior destaque. Mas é por conta da sua noz que o planeta Terra começa a ser divido em diferentes continentes!

No contexto do filme, é devido às estripulias de Scrat que Manny (com voz de Diogo Vilela, na versão em português), Diego (Márcio Garcia) e Sid (Tadeu Mello) a viver uma aventura que vai levá-los para longe da família, embora a de Sid apareça e sua avó (Nádia Carvalho) também se junte ao bando de amigos que estão longe de casa.

“A Era do Gelo 4” é mais uma animação voltada para a família, com foco na família. Algo como “Procurando Nemo”, embora não tenha o mesmo apelo emotivo de um dos longas-metragens de maior sucesso da Disney/Pixar. Many, o mamute, fica longe de sua esposa, Ellie (Carla Pompílio), e de sua filha, Amora (Bruna Laynes), uma adolescente que está em busca do primeiro namorado, e vive aprontando poucas e boas com o amigo furão.

Em meio às confusões, lá pelas tantas, “A Era do Gelo 4” remete à animação “Madagascar”, com os seus animais na selva, procurando o caminho de volta, e cheios de piadinhas, tentando se livrar dos vilões. Os animais do mal, aqui, é uma tripulação pirata, liderada pelo macaco Capitão Entranha (Jorge Vas­concellos), além da tigresa Shira (Andréa Suhet), uma femme fatale que tem tudo para mostrar a Diego que a vida pode ser melhor a dois.

“A Era do Gelo 4” é mais uma continuação da franquia que funciona, embora, de novidade, só traga alguns personagens.
Antes da projeção do filme, há um curta-metragem dos “Simpsons”, sobre a bebê Maggie.

Mais Lidas

Veja também