Memória Cinematográfica

Menu

Cinema 4DX

3D 4DX Animação cinema 12 julho 2012

Vento, frio, chuva. Não se tratam de sensações térmicas e previsão para os próximos dias, segundo algum meteorologista de plantão. Essas são as sensações que o espectador pode compartilhar assistindo ao filme “A Era do Gelo 4” no cinema 4DX, inaugurado há duas semanas no JK Iguatemi, em São Paulo.

Além de acompanhar a trajetória da aventura do tigre, do preguiça e do mamute durante uma tempestade, o espectador poderá sentir a poltrona se mexer, o vento soprar, o cheiro de frutas e até mesmo espirros de água em alguns momentos, sempre sincronizado com o ritmo do filme, e em ocasiões para surpreender o espectador.

Segundo Paulo Pereira, gerente de marketing da Cinépolis, os efeitos especiais para o formato são produzidos na Coreia. “Os especialistas recebem a cópia do filme, fazem as movimentações e depois tudo deve ser aprovado pelo estúdio”, explica.

Este é o primeiro cinema 4DX que chega ao país. A Cinépolis, representante exclusiva da tecnologia na América Latina, possui outros oito cinemas como este no México. O próximo a ser inaugurado é em Salvador, na Bahia. “Vimos que o baiano consome bastante o cinema e por isso é um bom investimento para a Cinépolis”, explica Pereira.

Eduardo Acuña, presidente da rede no Brasil, afirma que o 4DX deixa de ser apenas cinema, para “ser uma experiência”. E é verdade. Depois de assistir ao filme “A Era do Gelo 4” em cinema 3D, depois de vê-lo no formato 4DX, é uma maneira nova, um outro filme.

Outra vantagem da sala é que ninguém fica chutando a poltrona da frente, já que os pés ficam encaixadinhos.

O sucesso da sala tem sido tanto que, no JK Iguatemi, a ocupação da 4DX é de 90%. aos finais de semana, “com algumas sessões lotadas”. “De sexta a quinta, a média é mais de 70%, bem acima dos 25%, 30%, que é a média Brasil”, analisa Pereira.

Por conta do balanço das poltronas, existem algumas orientações sobre as pessoas que não podem assistir ao filme, como mulheres grávidas. Por experiência, o melhor é acabar com a pipoca ainda durante os trailers.

Além de “A Era do Gelo 4”, a Cinépolis trouxe também o filme “Prometheus”, neste mesmo formato. O próximo lançamento, segundo Pereira, é o filme “Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros”, cuja estreia está apontada para o dia 31 de agosto.

Mais Lidas

Veja também