Memória Cinematográfica

Menu

Festival Varilux de Cinema Francês

Festival Filme francês 10 agosto 2012

De 15 a 23 de agosto, os cinéfilos de São Paulo (e de outras 32 cidades brasileiras) poderão acompanhar longas-metragens franceses inéditos de diferentes gêneros durante o Festival Varilux de Cinema Francês.

No ano passado, mais de 45 mil espectadores compareceram ao festival e, neste ano, o evento será 30% maior e promete levar mais pessoas às salas. Além dos filmes, o evento promoverá encontros entre artistas convidados e o público, como é o caso diretora e atriz franco-libanesa Nadine Labaki.

O premiado “Intocáveis” (“Intouchables”), de Olivier Nakache e Éric Toledano, sucesso de público e crítica no seu país, será o filme de abertura em todas as cidades participantes. Com François Cluzet e Omar Sy, a comédia é um fenômeno francês e levou aos cinemas mais de 20 milhões de pessoas. O longa é baseado no livro autobiográfico de Philippe Pozzo di Borgo e conta a história de Philippe, um multimilionário que, após ficar paraplégico, precisa de um enfermeiro para ajudá-lo nas tarefas simples do dia a dia.

Depois de várias entrevistas, ele contrata Driss, ex-presidiário que não tem qualquer formação para o cargo, mas se deslumbra com o estilo de vida do milionário. O longa, que chega ao circuito a partir do dia 31 de agosto, garante boas gargalhadas, mas também doses extras de emoção.

Também serão exibidos outros títulos que participaram do Festival de Cannes 2012, como “Adeus Berthe – O Enterro da Vovó” (“Adieu Berthe ou l’enterrement de Mémé”), de Bruno Podalydes; “Aliyah”, de Elie Wajeman; “O Barco da Esperança” (“La Pirogue”), de Moussa Touré.

Depois de serem apresentados no festival, alguns serão lançados no circuito brasileiro, como “E Agora, Aonde Vamos?” (“Et Maintenant On Va Où?”), de Nadine Labaki; “Uma Garrafa no Mar de Gaza” (“Une Bouteille à La Mer”), de Thierry Binisti; “Um Evento Feliz” (“Un Heureux Événement”), de Remy Bezançon; “A Filha do Pai” (“La Fille du Puisatier”), de Daniel Auteuil; “Paris-Manhattan”, de Sophie Lellouche; “A Arte de Amar” (“L’art D’Aimer”), de Emmanuel Mouret; “Polissia” (“Polisse”), de Mai­wenn; “Titeuf”, de Zep; “My Way, O Mito Além da Música” (“Cloclo”), de Florent Emilio Siri; “A Vida Vai Melhorar” (“Une Vie Meilleure”), de Cédric Kahn; “O Monge” (“Le Moine”), de Dominik Moll.

Aclamada pelo seu trabalho “Caramelo”, Nadine Labaki estará no Brasil a fim de divulgar o seu novo filme, “E Agora, Aonde Vamos?”. Também estarão presentes as atrizes Agathe Bonitzer, protagonista de “Uma Garrafa no Mar de Gaza”, Isabelle Candelier, de “Adeus Berthe – O Enterro da Vovó”, e Astrid Bergès-Frisbey, protagonista de “A Filha do Pai”.

Moussa Touré, diretor senegalês de “O Barco da Esperança”, Thierry Binistri diretor de “Uma Garrafa no Mar de Gaza”, Jean-Pierre Denis, diretor de “Aqui Embaixo”, e Khaled Mouzanar, compositor da trilha sonora de “E Agora, Aonde Vamos?”, também estão confirmados.
Na capital paulista, três salas participaram da mostra: Kinoplex Itaim, Espaço Itaú de Cinema (Frei Caneca) e Cine Livraria Cultura, este localizado na avenida Paulista.

A programação completa do Festival Varilux de Cinema Francês pode ser conferida no site.

Veja também