Memória Cinematográfica

Menu

Os Mercenários 2

Estreia 31 agosto 2012

Há dois anos, Sylvester Stallone reuniu muitos atores acostumados aos filmes de ação para fazer uma paródia deles mesmos. Além de ele mesmo atuar, escrever e dirigir o longa-metragem “Os Mercenários”, fazem parte do elenco Jet Li, Jason Statham, Bruce Willis, Mi­ckey Rourke e Arnold Schwarzenegger.

Na ocasião, Jean-Claude Van Damme (“Soldado Universal”) chegou a ser convidado, mas recusou a participação. Agora, boa parte do elenco integra a continuação, “Os Mercenários 2” (“The Expendables 2”), que estreia nos cinemas nesta sexta-feira, 31. Nesta sequência, porém, Van Damme também engrossa o time.

No episódio, Barney Ross (Stallone), Lee Christmas (Sta­tham), Yin Yang (Li), Gunnar Jensen (Dolph Lundgren), Toll Road (Randy Couture) e Hale Caesar (Terry Crews), com os novos membros Billy the Kid (Liam Hemsworth) e Maggie (Yu Nan) se reúnem quando Church (Willis) os convoca para assumirem um trabalho aparentemente simples.

É verdade que a fita demora a engrenar, já que o objetivo da viagem deles à Ásia não está tão claro ao espectador. No entanto, a trama, em si, em filmes como esses, pouco importa. Afinal de contas, a plateia está lá para assistir às lutas, aos tiros e até mesmo ouvir as piadas que homenageiam principalmente os papéis anteriores de cada ator.

Há bastante violência no decorrer do filme, mas as cenas de luta são bem filmadas: é possível visualizar bem quem está batendo e quem está apanhando, por exemplo. Esses momentos são realmente empolgantes, principalmente para o público que acompanhou  ao longo da carreira Chuck Norris e Schwarzenegger, este último que eternizou o bordão “I’ll be back”. Ele, aliás, fala em diversos momentos a mesma frase.
Como ator, Sylvester Stallone continua o mesmo. Estando nervoso ou feliz, a sua expressão é a mesma.

Um dos principais trunfos de “Os Mercenários 2” é o fato de ninguém ali se levar a sério. Os próprios atores tiram sarro de si mesmos, fazem paródias com os trabalhos anteriores e se divertem. Como os atores fizeram muito sucesso no passado, principalmente entre os garotos, hoje são os rapazes de mais de 30 anos que irão se identificar com o filme, reconhecer as piadas e se divertir juntamente com o elenco.

O primeiro longa arrecadou US$ 274 milhões nas bilheterias do mundo todo. Com direção de Simon West (“Lara Croft: Tomb Raider”), a fita foi escrita a quatro mãos por Richard Wenk e pelo próprio Stallone.

Outra curiosidade é que no filme anterior a história se passa na América, mas também foi filmada no Brasil. Já “Os Mercenários 2” foi filmado na Bulgária, em Hong Kong e em Nova Orleans.

Veja também