Memória Cinematográfica

Menu

Indomável Sonhadora

Europeu Oscar 22 fevereiro 2013

Vivendo com o pai, Wink (Dwight Henry), às margens de um rio em uma comunidade chamada “Banheira”, a menina de seis anos Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) vai ter de aprender lições de sobrevivência, mesmo que não saiba dessas “aulas”. Este é o tema de “Indomável Sonhadora” (“Beasts of Southern Wild”).

Os ensinamentos são dados porque o pai descobre que está muito doente e quer que a garota se vire sozinha quando ele não estiver mais presente. Neste meio tempo, a tal “Banheira” se torna um local impróprio para se viver e as autoridades tentam retirar os refugiados e levá-los ao hospital.

O diretor Benh Zeitlin utiliza a câmera na mão em muitos momentos para acompanhar o movimentomdas famílias que vivem na “Banheira”. Ali, há o lado seco e o lado molhado e, como qualquer pessoa que tem ligação com a sua origem, não quer deixar o lugar onde vive.

A menina, indicada ao Oscar, é responsável pela narração do filme, quando tenta decifrar a linguagem dos animais que diz que os que não tinham pai para pô-los dentro do barco, o fim do mundo chegou.

Os diálogos têm um toque de humor, principalmente pelo linguajar infantil da menina que precisa se virar tal como uma adulta, mas ao mesmo tempo o drama das famílias provoca lágrimas no espectador.

“Indomável Sonhadora” apresenta uma preparação para a menina que, órfã de mãe , precisa aprender a se virar sozinha, pois o pai, que vive bebendo, está com os seus dias contados e ele, sem falar que pode morrer logo, tenta ensinar à garota lições de sobrevivência. Com suas galochas brancas e vontade de acontecer, Hushpuppy mostra que é uma menina crescida, mesmo que a camiseta representando a sua mãe que se foi seja levada a sério por ela.

Além de aprender a se virar, o filme tem outra vertente importante: mostra lições de solidariedade entre os vizinhos que estão na mesma situação. E, como uma lição de moral, ao final a mensagem diz que “sempre perdemos quem nos fez. Os bravos ficam para presenciar. Eles não fogem”.

Além da indicação ao Oscar de Melhor Atriz, o longa recebeu indicações nas categorias Melhor Filme, Diretor e Roteiro. 

Veja também