Memória Cinematográfica

Menu

Por Que Você Partiu?

Estreia Nacional 20 agosto 2013

O que seis chefs de cozinha selecionados e o documentarista Eric Belhassen têm em comum? Todos saíram da França e vieram para São Paulo e Rio de Janeiro. O diretor questiona a si mesmo o motivo de sua viagem, mas faz a mesma pergunta aos renomados chefs: “Por Que Você Partiu?”

Este é o nome do documentário de longa-metragem falado em português e francês que está em cartaz em pequeno circuito em São Paulo e Rio de Janeiro. A obra desvenda os diferentes motivos pelos quais as pessoas deixam as suas casas e suas famílias em busca de um objetivo às vezes nem sempre traçado.

Emmanuel Bassoleil, do restaurante Skye (localizado no alto do Hotel Unique, em São Paulo), adorava viajar e é ele quem começa com a sua história, abre a porta de sua casa e conta, de frente para a câmera de Belhassen, por que saiu de casa e decidiu ser cozinheiro do outro lado do oceano Atlântico.

Já Frédéric Monnier, da Brasserie Rosário no Rio de Janeiro, teve uma desilusão amorosa e decidiu sair de onde estava. Erick Jacquin, de La Brasserie Erick Jacquin também em São Paulo, recebeu uma proposta e veio ao Brasil. Aqui, descobriu muitas coisas agradáveis e a plateia confere traços de sua personalidade forte. “Me mostrei [no filme] do jeito que eu sou. Eu bebo, eu fumo, eu xingo. Se bem que o filme foi feito em 2009 e eu já parei de fumar”, disse Jacquin em entrevista concedida à imprensa.

Há ainda as histórias de cortar o coração de Alain Uzan, do restaurante Avek, Laurent Suaudeau, da Escola de Arte Culinária Laurent, e Roland Villard, do Sofitel.

Entre talheres e panelas, o espectador desvenda o que há por trás dos sabores que eles preparam em suas cozinhas, muitas vezes local solitário para um chef. Além dos depoimentos deles, o realizador percorre dois mil quilômetros por estradas francesas atrás de repostas de suas famílias. Belhassen quer saber não apenas da mãe de Jacquin o motivo pelo qual ela acredita que ele tenha partido, mas também de seus próprios pais, que lamentam a sua fuga e sentem saudades. “Por Que Você Partiu?” é um filme que desvenda os mistérios de seis personagens, mas é também um documentário de autoconhecimento. Ao mesmo tempo, o diretor ainda faz o espectador refletir e se fazer a mesma pergunta – caso seja pertinente, claro.

“Por Que Você Partiu” fala de gastronomia, de sabores, apresenta pratos de dar água na boca, mas fala principalmente de família, de separação, de despedida, de reencontro. Há momentos em que é fácil perder as estribeiras e sentir aquele nó na garganta. Há também momentos em que não é possível se policiar… quando se dá conta, há lágrimas escorrendo dos olhos.

Em seu filme de estreia que não teve qualquer patrocínio, Eric Belhassen participou do Festival do Rio e foi convidado para a abertura do 30th Miami International Film Festival, na categoria culinária. O diretor afirmou que pretende ainda fazer mais dois documentários para formar uma trilogia. Um será sobre a separação amorosa e o outro, sobre a última separação – a morte.

Veja também