Memória Cinematográfica

Menu

Rapsódia Armênia

Depois de competir na categoria de novos diretores na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012 (e perder para “Francisco Brennand”),  “Rapsódia Armênia” chega a uma sala da Reserva Cultural, em São Paulo.

O documentário foi feito pelos diretores brasileiros com ascendência armênia Cassiana Der Haroutiounian, Cesar Gananian e Gary Gananian durante uma viagem à Armênia para participar do casamento de um amigo argentino com uma armênia. Durante o passeio, Cassiana e Gary tiveram a ideia de traduzir a experiência em imagens com personagens que representam a tradição e a cultura daquele país.

Embora o documentário tenha ganhado importância pela história do país, além da presença de cerca de milhares de imigrantes no Brasil, o foco do filme não é este. A intenção dos diretores, a contar pelo título da obra, é focar nas canções e nas imagens aleatórias conseguidas pelas câmeras, que misturam cores e história. As cenas retratam os pontos turísticos, mas também a tradição com o jogo de gamão e xadrez dos idosos na praça. Há ainda a mistura da cidade moderna, a expressão das pessoas em close e muita festa, alegria e dança em roda tal como fazem os gregos.

Entre as cenas que parecem ser tiradas de um vídeo caseiro, há entrevistas aleatórias, a intimidade dos armênios, um brinde de boas vindas com licor, e a mulher deitada na cama, que não diz nada, nem poesia.

“Rapsódia Armênia” venceu o prêmio na categoria de Melhor Documentári no Golden Apricot 2012 – Yerevan Internation Film Festival, na Armênia, e no Pomegranate Film Festival 2012, no Canadá.

Veja também