Memória Cinematográfica

Menu

Aposta Máxima

Estreia GQ 4 outubro 2013

Justin Timberlake esteve no Brasil em setembro para se apresentar no Rock in Rio e recentemente colocou seu novo disco à venda na Apple Store. Além de cantor, o astro também atua no cinema. Fez, por exemplo, o papel de Sean Parker, fundador do Napster no ótimo “A Rede Social”. De volta aos cinemas, ele estrela “Aposta Máxima” (“Runner, Runner”), longa-metragem que estreia nesta sexta-feira, 4, nos cinemas.

Na trama, Timberlake é Richie Furst, ex-funcionário de Wall Street e jogador de pôquer compulsivo, filho de um apostador, que gasta o último centavo em uma aposta online. Estudante da Universidade de Princeton, ele descobre ter sido trapaceado pelo sistema na internet e decide ir à Costa Rica tirar satisfação com o dono do site de apostas, Ivan Block, personagem vivido por Ben Affleck. Ao ver que sua vida pode mudar e viver o sonho americano, aceita a proposta de integrar a equipe e ganhar comissões.

O problema é o que vem a seguir, pois a trama segue em reviravoltas, mas é recheada de clichês, como o método utilizado para persuadir um rapaz inglês a se tornar cliente cativo da empresa. No meio do caminho, Furst é persuadido pelo FBI, cujo agente é interpretado por Anthony Mackie. E então ele começa a ter dúvidas sobre qual caminho seguir.

Timberlake é o tipo canastrão que se envolve facilmente com uma moça (Gemma Artenton), mas não percebe a emboscada que está se envolvendo. Affleck, por sua vez, vive rodeado de luxo e muitas mulheres e está doido para arrumar alguém para levar a culpa das falcatruas que executa. Com a Costa Rica, que na verdade é Porto Rico, como pano de fundo, o espectador se deslumbra em cenários reais que flutuam entre o luxo dos resorts e a pobreza das favelas.

Diferentemente de “Quebrando a Banca”, o filme dirigido por Brad Furman (“O Poder e a Lei”) mostra pouco o universo do pôquer – lado positivo para quem não faz a mínima ideia do que se trata. Em compensação, de nada tem de thriller. Aposta Máxima é sonolento e recheado de clichês, ainda que sirva de exemplo para que os viciados em jogos online não caiam no mesmo conto.

Veja também