Memória Cinematográfica

Menu

Balanço de 2013: Top 10

Estreia Lista 23 dezembro 2013

Chega o final do ano e é hora de fazer o balanço. Momento de passar a régua e pensar nas coisas que foram bem, outras que precisam de mais atenção no novo ano para melhorar. Na área de cinema,  o momento é único e hora de fazer uma das coisas mais divertidas: a lista dos dez melhores filmes do ano!

Como nunca consigo selecionar apenas dez, aqui vão os meus preferidos, com direito a duas menções honrosas.

E você, já escolheu os seus filmes preferidos de 2013?

10 – O Som ao Redor


Longa-metragem nacional, dirigido por Kleber Mendonça Filho. Foi o filme brasileiro indicado pelo país a concorrer a uma vaga ao Oscar em 2014.

9 – Gravidade


Perdida no espaço, Sandra Bullock se despede de George Clooney e tenta encontrar o caminho de volta para casa. Os efeitos especiais são realmente fantásticos!

8 – Universidade Monstros


Animação da Pixar sempre está nas minhas listas anuais. Sou fã de carteirinha das criações da turma de John Lasseter. Aqui, é contado como Mike Wazowski e James P. Sullivan se tornaram amigos e como começaram a trabalhar na Monstros S.A.

7 – Invocação do Mal


Confesso que  tenho medo de verdade dos filmes de terror e este eu vi com o coração na mão! Grudei na poltrona, mas me deixei levar pelas cenas assustadoras dentro da casa que os Warren vão trabalhar. Quando cheguei em casa, fiquei com medo de dormir com os pés descobertos.

 

6 – Rush – No Limite da Emoção


Filmaço sobre dois pilotos de F1: fanfarrão e playboy inglês James Hunt e o calculista certinho austríaco Niki Lauda. Valeu cada volta nas pistas!

 

5 – A Caça


Dinamarquês estrelado por Mads Mikkelsen, premiado como Melhor Ator no Festival de Cannes no ano passado. Longa discute a pedofilia de forma exemplar.

 

4 – Antes da Meia-Noite


Água com açúcar, mas fecha com bom humor e muita DR a trilogia de Julie Delpy, que começou em 1995, com “Antes do Amanhecer”. Em 2004, ela lançou “Antes do Pôr-do-Sol”.

 

3 – Os Suspeitos


Eletrizante o suspense sobre duas meninas que desaparecem depois do jantar de Thanksgiving e ainda conta com uma das melhores atuações de Hugh Jackman.

 

2 – Capitão Phillips


Tom Hanks está simplesmente perfeito como o capitão do navio sequestrado por piratas somalis. E o líder dos piratas, um ator da Somália, também é bastante convincente.

 

1 – Blue Jasmine


Woody Allen volta à plena forma neste drama cheio de ironias e humor ácido, como é a característica do realizador. No papel principal, a brilhante Cate Blanchett.

 

Menções honrosas

Faroeste Caboclo


Hit dos anos 1980 na voz de Renato Russo, líder da Legião Urbana, a música virou filme e encantou a plateia sobre a história de um “tal João de Santo Cristo”.

Família do Bagulho


Uma das melhores comédias do ano. Não é pastelão; é divertida e inteligente, como há muito não se via na tela grande.

Veja também