Memória Cinematográfica

Menu

Ajuste de Contas

Estreia GQ 8 janeiro 2014

Atores veteranos estão perdendo terreno no cinema para os mais jovens, haja vista que são produzidos muitos filmes baseados em HQs e livros adolescentes de vampiros, anões e outros seres fantasiosos. Robert de Niro, um gigante nas telas e vencedor de dois Oscars (por O Poderoso Chefão II e Touro Indomável), tem buscado filmes menores, nos quais se mostra realmente à vontade. Prova disso são seus papéis mais recentes em O Lado Bom da Vida, em Última Viagem a Vegas e nesse Ajuste de Contas (Grudge Match), longa-metragem que estreia nesta sexta, dia 10.

Aqui, De Niro é Billy “The Kid” McDonnen, um ex-lutador de boxe aposentado que recebe convite para primeiro atuar em um jogo de videogame, e depois participar da revanche na luta que está empatada há trinta anos contra seu maior rival, Henry “Razor” Sharp (Sylvester Stallone).

Eis que aparece outro veterano do cinema que há tempos está tentando reinventar os filmes de ação, dessa vez misturando socos e tiros com uma boa dose de humor autoreferencial. E com sucesso. Depois de brilhar, quando mais novo, nas séries Rambo e Rocky, Stallone segue com a franquia Os Mercenários, na qual reúne ícones como Jean-Claude van Damme, Bruce Willis e Arnold Schwarzenegger.

Em Ajuste de Contas, dirigido por Peter Segal (Agente 86), os dois ex-lutadores recebem o convite do promotor de boxe Dante Slate Jr. (Kevin Hart, de Pense Como Eles) para ganhar dinheiro para voltar à forma e subir no ringue para desempatar a luta. Os métodos utilizados para recuperar a forma física são impagáveis: enquanto o personagem vivido por De Niro come carboidratos no café da manhã acompanhado de uísque, seu rival está puxando um caminhão amarrado à uma corda.

Mesmo com uma barriga saliente, “The Kid” é decidido e quer enfrentar o adversário, pois anos atrás o sujeito lhe roubou a namorada, Sally Rose (Kim Basinger, de Los Angeles – Cidade Proibida). Seu treinador é ninguém menos que seu próprio filho – o que demonstra a que ponto a idade chegou.

Do outro lado, quem vai treinar Stallone é Louis “Lightning” Conlon, interpretado pelo hilário Alan Arkin, que, juntamente com De Niro, se ocupa das boas piadas, do timing perfeito e da alegria do roteiro. Ajuste de Contas não traz nada de novo ao cinema, mas seus personagens riem de si mesmos, falam de superação, e emocionam a plateia até o final.

Leia o texto completo no site da GQ.

Veja também