Memória Cinematográfica

Menu

Clube de Compras Dallas

Estreia Globo de Ouro GQ Oscar 21 fevereiro 2014

As primeiras cenas de “Clube de Compras Dallas” (“Dallas Buyers Club”), longa-metragem que estreia nesta sexta-feira (21) são chocantes. O protagonista Ron Woodroof, vivido pelo ator Matthew McConaughey, é um eletricista texano, macho e mulherengo, além de extremamente magro, que vive tranquilamente em meio dos amigos e em rodeios.

No decorrer da história, percebe-se o motivo pelo qual o ator teve de emagrecer mais de 20 quilos para as filmagens. Depois de passar mal, ele é levado ao hospital e um simples exame de sangue traz a notícia: o viril Woodroof tem aids.

O filme, baseado em uma história real, tem direção do canadense Jean-Marc Vallée ( de “C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor”) e se passa na década de 1980. O foco, aliás, não está no fato de um homem ter sido diagnosticado com a doença, mas sim na batalha que ele trava contra os médicos e a indústria farmacêutica. Na época, a aids era considerada por muitos uma doença que apenas homossexuais e usuários de drogas contraíam. Contra o AZT, o principal medicamento utilizado no tratamento da doença, ele vai ao México e passa a contrabandear drogas daquele país e distribuí-las aos outros doentes.

Leia o texto completo no site da GQ.

 

Veja também