Memória Cinematográfica

Menu

RoboCop

Estreia ficção científica Imax 20 fevereiro 2014

José Padilha conquistou os cinéfilos quando mostrou o capitão Nascimento (personagem vivido por Wagner Moura) e os bastidores da Polícia do Rio de Janeiro em Tropa de Elite. Em sua primeira grande produção no cinema norte-americano, o cineasta refilma o clássico RoboCop, longa-metragem de ficção-científica que fez sucesso nos anos 1980 por mostrar o homem transformado em robô a serviço da Polícia de Detroit.

O filme de Padilha se inicia nas ruas de Teerã, em 2028, quando forças armadas norte-americanas invadem a cidade e tentam controlar o terrorismo com o auxílio de drones. Há muita troca de tiros. Aqui, a empresa Omnicorp é comandada por Raymond Sellars (Michael Keaton), que tem olhar cínico sobre o que está acontecendo à sua volta. O que ele quer é um policial perfeito: um robô que possa dominar as ruas sem que os policiais corram risco.
A  empresa de robótica, então, decide fazer uma experiência com os robôs que construiu a fim de gerar algum que expresse emoções. É quando o agente de polícia Alex Murphy (Joel Kinnaman) se fere e acaba virando, com autorização da mulher, metade humano, metade robô.

Leia o texto completo no site da GQ.

 

 

Veja também