Memória Cinematográfica

Menu

Need For Speed

Estreia 13 março 2014

Nem só de livros vivem os roteiros dos filmes. Videogame também é fonte de inspiração para a criação de longas-metragens homônimos. É o caso, por exemplo, de “Need for Speed”, que estreia nesta quinta, 13, e foi inspirado em jogo que, embora não tenha história alguma, foi feito aos fãs de velocidade. Ao todo, foram vendidas 140 milhões de cópias.

A trama gira em torno de Tobey Marshall (Aaron Paul), dono de uma oficina de carros que herdou do pai, morto há pouco tempo. Mas Tobey, apaixonado pelas supermáquinas, não pode viver apenas de sua paixão – as corridas de rua não oficiais –, pois tem contas a pagar no final do mês. Eis, então, que surge uma solução para este problema.

Seu arquirrival, ex-piloto da Nascar, Dino Brewster (Dominic Cooper), saiu da pequena cidade onde vivem para ganhar as pitas de corrida do mundo todo. Agora, ele oferece um bom dinheiro para que a equipe de Marshall lhe arrume um carro.

Trata-se de um modelo que precisa ganhar um motor mais potente. Os funcionários de Marshall são contra ajudar o rival, mas ele não tem escolha, precisa do dinheiro. No meio do caminho, um problema acontece e o mecânico vai parar na cadeia.

Segundo o material de divulgação para a imprensa, sete Mustangs foram construídos para o filme. Aparecem em cena no desfile dos carrões também os modelos Koenigsegg Agera R, Lamborghini Elemento, Spano GTA, Saleen S-7, Bugatti Veyron e McLaren P-1.

“Need for Speed” tem começo, meio e fim e conta uma história instigante sobre o mundo da velocidade. Tem a participação da inglesa Julia Bonet (Imogen Poots, de “V de Vingança”), que vai acompanhar a turma em uma viagem, de modo que o longa dirigido por Scott Waugh (em sua estreia solo em longa de ficção) se transforma em um verdadeiro road movie cheio de aventura, embora algumas cenas sejam bastante previsíveis.

Embora o diretor coloque o espectador dentro da pista para acompanhar cada detalhe da corrida, há momentos em que não se sabe quem está batendo e quem está vencendo a corrida.

Diferentemente da franquia “Velozes e Furiosos”, que já possui seis sequências, este longa não tem humor, é muito mais baseado no drama e na aventura do que na parte cômica.

Aos amantes da velocidade e de modelos de carros modernos e potentes, “Need for Speed” é um prato cheio de diversão. E detalhe: não é preciso conhecer o jogo que inspirou a trama para se entreter.

 

Mais Lidas

Veja também