Memória Cinematográfica

Menu

Juntos e Misturados

Par nas comédias românticas “Afinado no Amor” (1998) e “Como Se Fosse a Primeira Vez” (2004), Drew Barrymore e Adam Sandler estão novamente em “Juntos e Misturados” (“Blended”), cuja estreia está apontada para 17 de julho nos cinemas brasileiros. As sessões de pré-estreia acontecem a partir do dia 10, em cem salas.

O espectador pouco sabe da história de ambos os personagens, quando o casal está no Hooters (restaurante cujas garçonetes vestem shorts minúsculos para atender principalmente ao público masculino) para um encontro, como se vê, nada romântico. Durante a conversa, sabe-se que ela acabou de se separar, tem dois filhos, e ele é viúvo e tem três filhas. Mas o tal encontro às cegas foi totalmente desastroso e um não quer saber do outro.

Até que, coincidentemente, vão se encontrar em um resort na África do Sul para passar as férias com seus respectivos filhos. O óbvio do filme dirigido por Frank Coraci (mesmo diretor de “Afinado no Amor” e “Click”) acontece quando cada um começa a ver o outro de maneira diferente e a se envolver com as crianças alheias. Afinal de contas, ela tem jeito de cuidar de meninas, embora só tenha meninos; e ele vice-versa.

Os garotos têm suas peculiaridades: enquanto o mais velho só pensa “naquilo”, o mais novo tenta superar a provocação para se dar bem no time de basebol da escola. E os dois morrem de ciúmes da mãe, claro.

A menina mais velha tenta se mostrar mais feminina, mas tem dificuldade porque quem corta seus cabelos é o barbeiro do pai e do avô; a do meio acredita que a mãe, mesmo morta, está por toda parte e conversa com ela em cenas constrangedoras, inclusive no restaurante do resort; a caçula é a única que enxerga os dois como um casal em potencial.

Os clichês no tal resort estão por toda parte: no casal com enorme diferença de idade fazendo papel de apaixonado, vivido por Kevin Nealon (“Weeds”) e Jessica Lowe; na menina que se apaixona por um rapaz e tem que mostrar ao pai que cresceu e virou uma moça. Sem falar no grupo de animadores que aparece de vez em quando apresentando musicais sem graça.

Para citar dois longas-metragens parecidos, em “Esposa de Mentirinha”, Jennifer Aniston e o mesmo Adam Sandler já fizeram um filme no qual ela e seu namorado vão parar em um resort durante as férias. E o comediante Steve Martin também já juntou os seus filhos com os da amada em “Doze é Demais” para ver no que dá.

Além do roteiro previsível de Ivan Menchell e Clare Sera, ambos estreando roteiro no cinema, uma coisa é certa: você já viu um filme como este em alguma “Sessão da Tarde”, principalmente com um casal que vive fazendo repeteco dos seus papéis.

“Juntos e Misturados” não traz nada de novo e se apoia nas imagens da natureza africana para dar brilho à produção. Se não tiver nada melhor a fazer, o filme pode ser uma boa pedida para acompanhar um saco de pipocas em uma tarde fria de inverno. Nada mais.

Texto originalmente publicado na GQ.

 

Veja também