Subscribe via RSS

Bikes vs Carros

19 jun 2015

written by Memória Cinematográfica

Bikes vs Carros

A discussão sobre a implantação das ciclovias nas cidades e o compartilhamento das vias entre bicicletas e automóveis ganhou espaço no cinema. O documentário “Bikes vs Carros”, do diretor sueco Fredrik Gertten, mostra como as pessoas convivem quando o assunto é mobilidade.

Embora hoje as ciclovias já sejam uma realidade em São Paulo –com seus prós e contras–, o longa retrata cenas anteriores à implantação da faixa exclusiva para bicicletas na cidade e como cada cidade lida com a implantação das faixas. Além da capital paulista, estão no filme Los Angeles (EUA), Toronto (Canadá), Berlim (Alemanha) e Copenhague (Dinamarca).

Com depoimentos de ativistas e especialistas, o documentário usa mais as palavras dos entrevistados do que as imagens para contar a história, deixando o longa um pouco cansativo. É como se o espectador pudesse apenas ouvir para entender o que está acontecendo. Há, porém, cenas de congestionamentos de veículos retratando o caos e da rotina de ciclistas pedalando no meio das ruas.

No filme de Gertten, enquanto a arquiteta e urbanista brasileira Raquel Rolnik dirige o seu carro pelas ruas de São Paulo, expõe que as grandes cidades, criadas para os automóveis, já estão saturadas.

Leia o texto completo no Guia Folha

 

 

 


About the author

Read more posts by


Leave a comment

© 2017 Memória Cinematográfica