Memória Cinematográfica

Menu

Enquanto Somos Jovens

Estreia Folha 23 junho 2015

Para falar sobre a passagem do tempo, o diretor Noah Baumbach (“Francis Ha”) mistura duas gerações em “Enquanto Somos Jovens”.

Na faixa dos 40 anos, Josh (Ben Stiller, de “A Vida Secreta de Walter Mitty“) e Cornelia (Naomi Watts, de “Birdman”) são casados e não têm filhos, como a maioria dos seus amigos. Trabalham com cinema –ele está há dez anos tentando terminar o seu documentário– e acreditam que, assim, podem aproveitar o tempo livre como bem entenderem.

Um dia, conhecem Jamie (Adam Driver, do seriado “Girls”) e Darby (Amanda Seyfried, de “Mamma Mia!”), um casal descolado de 20 e poucos anos que prefere a máquina de escrever ao computador e o vinil ao CD.

O diretor conduz a trama fazendo o contraponto entre as duas gerações e abre uma discussão sobre a real necessidade da tecnologia no dia a dia e como ela se impôs na nossa vida sem pedir licença. Afinal, como era o relacionamento das pessoas sem o Facebook, entre outras coisas? Ao mesmo tempo, leva em conta os padrões tradicionais, como casar e ter filhos, como os seus pais.

O longa discute ainda a necessidade de sucesso e a ambição de sempre querer mais, quando já se tem tudo.

“Enquanto Somos Jovens” traz ao espectador reflexão sobretudo para quem está vivendo os dilemas da idade e descobre, meio sem querer, que, apesar do clichê, nunca é tarde para nada.

Versão reduzida do texto foi publicada no Guia Folha

Mais Lidas

Veja também