Subscribe via RSS

Os melhores de 2016

17 jan 2017

written by Memória Cinematográfica

Abraccine

A Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) anunciou os ganhadores de seu quinto prêmio anual: Melhores Filmes de 2016.

Na categoria Longa-Metragem concorreram todos os filmes lançados em circuito comercial no Brasil, tanto brasileiros como estrangeiros, entre 17 de dezembro de 2015 e 29 de dezembro de 2016, totalizando mais de 400 produções.

Na categoria Curta-Metragem concorreram somente filmes brasileiros exibidos durante o ano de 2016 em mostras, festivais e demais eventos cinematográficos.

Presidente da Abraccine, Paulo Henrique Silva afirma que “o Prêmio Abraccine se consolida cada vez mais como o Grande Prêmio representativo do pensamento crítico brasileiro”.

Diferente da maioria das premiações cinematográficas, o Prêmio Abraccine não é apenas uma enquete numérica entre os votantes, mas sim o resultado de um rigoroso processo seletivo realizado a partir de uma intensa discussão e troca de ideias, via internet, de seus associados em todo o Brasil.

Fundada em julho de 2011, a Abraccine tem hoje cerca de uma centena de associados em praticamente todos os estados brasileiros. Sua missão é promover formas de pensamento crítico, reflexão e debate sobre o Cinema.

Confira os vencedores:

MELHOR LONGA METRAGEM BRASILEIRO:

“Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho.

MELHOR LONGA METRAGEM ESTRANGEIRO:

Elle”, de Paul Verhoeven.

MELHOR CURTA METRAGEM:

“Estado Itinerante”, de Ana Carolina Soares.

 


About the author

Read more posts by


Leave a comment

© 2017 Memória Cinematográfica