Memória Cinematográfica

Menu

Aliados

Estreia Oscar 14 fevereiro 2017

aliados-abre

Durante a Segunda Guerra Mundial, os espiões Max Vatan (Brad Pitt, de “O Homem que Mudou o Jogo e “Bastardos Inglórios) e Marianne Beausejour (Marion Cotillard, de “Piaf e “Era uma Vez em Nova York) saem de suas respectivas cidades e se conhecem em Casablanca, no Marrocos. Os dois têm uma missão de eliminar o embaixador nazista e, aos poucos, vão se aproximando.

Assim começa o longa-metragem “Aliados” (“Allied”), que estreia dia 16 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

Dirigido por Robert Zemeckis (“O Voo, “Forrest Gump – O Contador de Histórias”), o longa traz veracidade à narrativa e conta um dos períodos mais sombrios que o mundo viveu, mas que o cinema não cansa de retratar.

Embora seja previsível, o modo com os dois se apaixonam não é exatamente comum. Eles partem para Londres para se casar e lá cuidam da filha pequena.

aliados-meio

A história do casal vai sendo acompanhada pela plateia e, ao mesmo, aparecen novos elementos que vão instigando cada vez mais. Não convém contar, claro, mas há uma outra situação que aparece na trama e cujo desfecho só é revelado no fim.

Zemeckis insere os personagens em um ambiente de época, no meio do deserto, com militares circulando pelo local. Cenas remetem, inclusive, ao clássico “Casablanca” (1942), eternizado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman.

A cena dos dois trancados no carro no meio da duna, no deserto, é linda –embora contraindicada por ser perigosa…

Brad Pitt há muito deixou de ser um rosto bonito no cinema. Porém, não é neste filme que ele retrata tudo o que a maturidade lhe ensinou. Há boas interpretações do ator em filmes como “Bastardos Inglórios, por exemplo.

O mesmo não se pode dizer de Marion Cotillard, contudo. A atriz francesa convence o tempo inteiro, mesmo quando sua personagem está mentindo. Existe muita verdade no que ela diz.

Espiões, como se sabe, levam uma vida paralela. Não podem contar o que sabem nem mesmo para o companheiro(a). Os dois, aliás, se conhecem em Casablanca e vivem uma vida de casado, embora nunca tenham se visto na vida antes.

Ainda fazem parte do elenco Jared Harris (de “O Curioso Caso de Benjamin Button”) e Matthew Goode (de “Match Point”).

Em tempo: na cerimônia do Oscar que será realizada no dia 26 de fevereiro, o longa concorre ao prêmio de Melhor Figurino (Joanna Johnston).

 

 

Veja também