Subscribe via RSS

A Vida de uma Mulher

18 jul 2017

written by Tatiana Babadobulos

UNE VIE

Baseado no romance “Une Vie”, de Guy de Maupassant, o longa-metragem “A Vida de uma Mulher” conta a história de Jeanne (Judith Chemla), uma jovem que passou muitos anos estudando trancada em um convento. A trama se passa justamente quando ela sai de lá e volta para a casa dos pais.

O romance é ambientado na região da Normandia, interior da França, no século 19. Como era de praxe naquela época, Jeanne não pode ter suas próprias escolhas; ela cumpre o que foi escolhido por sua família. No caso, ela vai se casar com Julien de Lamare (Swann Arlaud), um visconde em decadência que vê no casamento com a moça abastada a oportunidade de mudar de vida.

UNE VIE_Photo 5 Copyright TS Productions (photographe Michael Crotto)

Dirigido por Stéphane Brizé (de “Mademoiselle Chambon“), também autor do roteiro ao lado de Florence Vignon, o longa conta a vida inteira de Jeanne, desde a sua volta para casa, seu casamento, a chegada do filho e assim por diante. E revela que a mulher francesa do século 19 era submissa, mas não exatamente como as brasileiras, por exemplo; a personagem tem voz própria, é capaz de identificar os problemas do casamento e ter força para mudar o que está errado, inclusive contrariando o que diz o marido.

“A Vida de uma Mulher” é vencedor do prêmio dos críticos em Veneza no ano passado. Um romance com poucas pitadas de pimenta e sem reviravoltas, mas que cumpre o seu papel sem ambições de ser um filme definitivo.

https://www.youtube.com/watch?v=lWnYU2VuI5E&feature=youtu.be


Leave a comment

© 2024 Memória Cinematográfica