Subscribe via RSS

Tal Mãe, Tal Filha

20 jul 2017

written by Tatiana Babadobulos

tal mae tal filha abre.jpg

Tem cara de pastelão o início do longa-metragem “Tal Mãe, Tal Filha” (“Telle Mère, Telle Fille”), de Noémie Saglio. E é.

O pôster de divulgação do filme já dá uma ideia do que vem pela frente: duas personagens grávidas.

poster-tal-mae

A mãe, Mado, vivida por Juliette Binoche, praticamente troca de papel com a filha, Avril (Camille Cottin). Enquanto a moça, aos 30 anos, é casada, tem emprego fixo e é responsável, por outro lado a mãe vive de favor na casa da filha, é bagunceira e tem comportamento de adolescente no modo de se vestir e de agir. A cena dela mascando chiclete no supermercado mostra bem isso.

Até que um dia Avril anuncia que está grávida e Mado alega que não está pronta para ser avó.

tal mae tal filha meio

Em cena também está o pai de Avril e ex-marido de Mado, personagem vivido por Lambert Wilson, de “Sobre Amigos, Amor e Vinho” e “Homens e Deuses“.

Também autora do roteiro ao lado de Agathe Pastorino, a diretora Noémie Saglio teve a ideia da trama lendo revistas femininas, nas quais haviam histórias sobre mães e filhas engravidando ao mesmo tempo. Ou seja, embora pareça surreal, o comportamento é mais comum (e real) do que parece. O que não me parece comum, porém, é a maneira de agir da mãe. Mas daí vai parecer moralismo…

Binoche, uma das atrizes francesas mais cobiçadas por renomados diretores –ela já filmou, por exemplo, com o iraniano Abbas Kiarostami— parece um pouco desconfortável no papel da mãe bancando a adolescente. A plateia, assim, não compra a personagem de primeira. É preciso insistência pra ir se convencendo aos poucos.

É difícil, mas rir de comédias pastelões –principalmente quando já se é mãe, no caso desta trama– não faz mal a ninguém.

 


Leave a comment

© 2024 Memória Cinematográfica